domingo, 21 de junho de 2009

Perspectivas: o jovem e o mercado de trabalho no século 21

Tenho sido procurada para falar sobre as dificuldades que os jovens estão enfrentando para conseguir emprego. E também para opinar sobre o futuro dos jovens no mercado de trabalho.
E tenho recusado. Porque não estou acreditando – ainda - que a mídia estabelecida esteja interessada em avaliar essa questão do ponto de vista do ser humano que cada jovem é. E é essa a única perspectiva que me interessa examinar, olhar e escutar. Assim, escolho o blog para falar, escrever, sem cortes, sobre o que eu acredito.
Com isso, quero dizer que não importa qual sejam as condições oferecidas pelo mercado de trabalho, hoje ou ao longo do século 21, o jovem só terá chances de se dar bem, na profissão ou em qualquer outro setor da vida, se a sua formação de Ser Humano tiver sido estruturada a partir de um olhar e uma escuta integrativa. Um olhar e uma escuta treinados para o exercício da cidadania, da ética e, principalmente, do respeito à diversidade. A diversidade do ser.
O resto – o conhecimento teórico, prático, tecnológico de qualquer espécie – é muito mais fácil e rápido de adquirir para enfrentar o mercado de trabalho quando se tem “a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”, como já cantava Walter Franco, trinta anos atrás. E, então, não haverá empresa ou instituição no país ou no mundo que rejeite cidadãos plenos de ser, íntegros – ainda que lhes falte algum aprendizado técnico. Desde que seus talentos a serem desenvolvidos sejam conhecidos e reconhecidos como algo a ser trabalhado... tudo bem! Certamente haverá empregadores que dirão “Vamos lá! Vamos investir em quem cuida de Ser – mais do que Ter”.
Sabemos, sim, que está dificílimo entrar no mercado de trabalho. Sabemos, sim, culpar o sistema brasileiro de educação, o capitalismo selvagem, o empresariado, os banqueiros, a pobreza, a miséria, a violência, etc... Mas, difícil é nos vermos como parte da responsabilidade desse desvio.
Que tal começar, agora, a SER a mudança que você quer ver no mundo?

3 comentários:

  1. oi Lu....engraçado voce comentar a questão de que conhecimento teórico e prático é muito fácil de se adquirir...já pensei exatamente assim quando tive que decidir em escolas para o Dani...estamos sempre mais ligados na escolha que possa lhe trazer crescimento mais para o lado humano do que qualquer outra coisa...conhecimento específico "is a piece of cake after that"... :) beijos,Bel.

    ResponderExcluir
  2. "Gostaria de sugerir um site, o www.jzmagazine.com.br Para pessoas que pensam em comprar roupas masculinas, femininas, utilidades domesticas para revender. Ou mesmo comprar para si mesma, ou presentear alguém sem gastar muito. Dê uma olhadinha no site, o www.jzmagazine.com.br. Fica a dica"

    ResponderExcluir